Mantenha o Cheiro dos Animais sob Controlo

Mais de metade dos lares portugueses tem pelo menos um animal de estimação em casa[1]. Há inúmeros benefícios em ter um animal de estimação, quer sejam físicos, mentais ou emocionais. Se tem animais, sabe que eles vêm com amor, responsabilidade e, muitas vezes, alguns cheiros nada agradáveis.

Com o tempo é provável que se habitue ao cheiro da sua casa, seja ele bom ou mau. Este processo é chamado de “adaptação sensorial”. É a redução da sensibilidade às coisas que se vêem, ouvem e cheiram repetidamente[2]. A fim de reduzir a quantidade de estímulos sensoriais, os receptores do odor presentes no nariz param de enviar mensagens para o cérebro acerca destes aromas persistentes. Desta forma, o cérebro pode focar-se apenas nos odores “fora do comum” que podem apresentar um potencial perigo, como por exemplo o cheiro a incêndio.

Este é o motivo da maior sensibilidade dos visitantes aos cheiros da sua casa, principalmente dos animais. Pode sentir que a única solução é uma limpeza profunda mas muitas vezes o dia não tem horas suficientes para a fazer. Experimente as nossas dicas de controlo de odor para que possa dar a volta aos maus cheiros e substituí-los por fragrâncias limpas e frescas:

  1. Lave as patas após os passeios

Dar banho ao cão regularmente pode danificar a sua pele e pelo. Em vez disso, tente lavar e esfregar as patas logo após as caminhadas. Os cães podem ser bastante ativos e quando andam em correrias na rua, pode nem se aperceber do que eles pisaram. Lavar as patas não só ajuda a não ter pegadas de lama pela casa, como também significa que o que quer que eles tenham pisado não fica a perfumar a sua casa da pior maneira.

  1. Invista numa luz negra barata

Comprar uma luz negra pode parecer uma dica estranha para se ver livre do cheiro dos animais, mas optar por uma abordagem forense para descobrir a fonte é uma ótima maneira de controlar os odores persistentes. As luzes negras podem ser compradas por pouco mais de 15€ em lojas de artigos para a casa e assim poderá utilizar a luz UV para revelar qualquer incidente que o seu animal possa ter feito[3][4].

Especialmente útil quando está a treinar o seu animal de estimação, a luz negra revela urina seca em praticamente qualquer superfície - tecidos de mobiliário, tapetes, azulejos, papel de parede e roupa de cama. Para obter os melhores resultados reduza ou apague a luz da divisão e aponte a luz negra para qualquer superfície onde o seu animal possa ter estado ou onde sente um cheiro persistente. O fósforo da urina irá brilhar sendo assim mais fácil de detetar. Recomendamos que marque todos os pontos brilhantes com fita adesiva para que possa voltar diretamente a eles para limpar quando tornar a acender as luzes.

  1. Lave as camas regularmente (mesmo a sua)

Se decidir investir numa luz negra pode ficar surpreendido ao ver a sujidade do seu animal de estimação a brilhar com a luz UV. Tal como os humanos, alguns animais são criaturas de hábitos, por isso, se o seu animal tiver uma cama ou gostar de se deitar na sua, há a possibilidade de estas serem a fonte dos maus cheiros. Como melhor prática, deve lavar as camas regularmente para remover as bactérias responsáveis pelos maus cheiros[5], já que os tecidos os prendem facilmente[6].

Da mesma forma, se o seu animal for para o sofá ou para a sua cama certifique-se que também lava regularmente todas as almofadas e a roupa de cama para garantir que os cheiros desagradáveis não fiquem entranhados.

  1. Verifique as orelhas

A forma e o tamanho das orelhas dos cães evoluíram no sentido de aumentar a sua sensibilidade auditiva. Com o aumento do tamanho aumentou também o risco de infeções que acabam por ser comuns. Se deu banho ao cão e ainda não se livrou do mau cheiro, ou se ele estiver a dar mais atenção às orelhas do que o habitual, talvez possa ter uma infeção. Aconselha-se vivamente a visita ao veterinário para uma limpeza adequada uma vez que as orelhas são sensíveis e podem ser facilmente danificadas.

  1. Não se esqueça do carro

Não se esqueça do seu automóvel, onde o cheiro do seu animal de estimação pode ficar facilmente entranhado. Pode não ser fácil lavar os estofos regularmente, mas tente ir dando uma limpeza quando puder e claro, tenha Air Wick Pure à mão para que depois da limpeza possa dar um fantástico toque especial e deixar tudo pronto para a vossa próxima aventura!

  1. Use Air Wick

Air Wick pode ajudar a deixar a sua casa com um ambiente fresco que faça com que se sinta relaxado. Air Wick tem uma gama de produtos que contribuem para que a sua casa cheire sempre bem e uma vasta gama de fragrâncias que o ajudam a criar o ambiente que deseja.

Com Air Wick® Pure pode dar à sua casa uma explosão de aroma ao mesmo tempo que elimina os cheiros desagradáveis. O propulsor natural neutraliza os odores sem provocar humidade. A fórmula especial sem água de Air Wick garante uma maior concentração de fragrância para uma melhor experiência de acordo com o seu estado de espírito.

 

[1] http://www.gfk.com/pt/insights/press-release/portugal-e-um-pais-pet-friendly/

[2] http://chemse.oxfordjournals.org/content/25/4/473.full

[3] http://www.wikihow.com/Find-Cat-Urine-With-a-UV-Light

[4] http://wildfirefx.com/tutorials/The_Science_Behind_UV.pdf

[5] http://www.thenakedscientists.com/HTML/questions/question/3332/

[6] http://www.huffingtonpost.com/2015/05/19/make-your-home-smell-good_n_5889222.html